Vacina anti-cocaína: Uma nova esperança para tratar a dependência e prevenir os efeitos devastadores do vício

Você já imaginou haver uma vacina anti-cocaína? Uma nova possibilidade de prevenir e remediar os efeitos desastrosos de um vício por crack e cocaína?

Pois essa é mais uma área que as parcerias em pesquisas pré-clínicas, que têm o envolvimento de pesquisadores da SBBN, e médicos, pode trazer em breve.

Ensaios pré-clínicos foram realizados utilizando um análogo da cocaína marcado com tecnécio, e o uso de imagens de cintilografia em Medicina Nuclear. Foi verificado que os animais imunizados com os anticorpos anti análogos da cocaína que foram marcados com radiofármacos com especificidade pelo tecido cerebral tiveram uma redução significativa da presença da droga no cérebro, comparados aos ratos não imunizados.

A vacina terapêutica para o tratamento da dependência em cocaína e crack, que está sendo desenvolvida na Faculdade de Medicina da UFMG, é agora a finalista do Prêmio Euro Inovação na Saúde!

Já foram concluídas as etapas pré-clínicas em modelos experimentais, e agora a busca é por financiamento para testes envolvendo seres humanos.

É uma oportunidade de solução para pacientes que com dependência, para que estes possam se reinserir socialmente e que voltem a ser ativos em suas vidas.

Médicos podem acessar o site premioeuro.com e votar na vacina da UFMG na categoria Inovação Tecnológica Aplicada em Saúde. Votação é aberta para médicos de 17 países da América Latina.

Para os interessados nas biociências nucleares, podem acessar o artigo que usa radiotraçadores ligados aos anticorpos no link: https://doi.org/10.1016/j.jare.2021.09.003

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter