Missão

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Farmácia, Química e Física, trabalhando em universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

A SBBN é associada à: (1) Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE); (2) Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na área de Ciências Biológicas e Saúde e (3) International Union for Pure and Applied Biophysics (IUPAB).

Desempenhando seu papel na comunidade científica brasileira, a SBBN tem participado da organização de atividades e como signatária em manifestos em prol da defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação. O caráter multidisciplinar da SBBN tem facilitado sua integração com as sociedades cientificas das áreas de Ciências Biológicas e da Natureza e das Ciências Exatas.

Os objetivos da SBBN são:

    • PESQUISA: Estudar efeitos biológicos de radiações ionizantes e não ionizantes, através de testes “in vitro”, ensaios pré-clínicos, ensaios clínicos e outros métodos da Biologia experimental, em consonância com as diretrizes de ética e biossegurança em pesquisa vigentes no País.
    • BIOTECNOLOGIA: Aperfeiçoar tecnologias com fontes de radiação e instrumentação associada, para desenvolvimento de novas moléculas, nanobiomateriais, radioisótopos, radiofármacos e fontes de radiação ionizantes e não ionizantes, promovendo a inovação e garantindo a qualidade de diagnóstico e terapias.
    • EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: Formar recursos humanos em graduação e pós-graduação, promovendo isoladamente ou em colaboração com outras Sociedades ou Instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais, cursos, reuniões científicas, seminários de atualização ou eventos similares e auxiliar na divulgação cientifica da energia nuclear e métodos alternativos.