Anais da SBBN

Edição Atual (revisada) ANAIS SBBN (2017) volume 4

Para busca rápida de resumos no Congresso 2017  (resumo por código, autor ou especialidade)  clique aqui

Edições Anteriores (acesse o link) 

vol. 03: 2016 Anais SBBN Volume 03_ Ano 2016
vol. 02: 2015 Anais SBBN V2 2015
vol. 01: 2014 Anais SBBN V1 2014

Anais da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares
ISSN 2525-4634 para a publicação online

Publicação anual da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) para divulgação de trabalhos apresentados em eventos científicos promovidos pela SBBN, cujos resumos foram aprovados por comissões científicas ou publicação de artigos completos após avaliação de revisores designados pelos editores seccionais.
Expediente:
Coordenação: Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN)

Contato: [email protected]

Apresentação:

Os Anais da SBBN são disponibilizados sem custos para publicação de artigos completos e resumos, correspondentes a trabalhos apresentados em eventos científicos promovidos pela SBBN ou por entidades às quais a SBBN é associada. São aceitos artigos em Português ou Inglês.

Equipe Editorial

 Thiago de Salazar e Fernandes 
 Divanizia do Nascimento Souza

Editores Associados

Ademir de Jesus Amaral (Departamento de Engenharia Nuclear, Universidade Federal de Pernambuco)

Ana Cláudia Camargo Miranda (Instituto de Ensino e Pesquisa, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo)

Claudia de Alencar Santos Janot Pacheco (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Daniele Faria (Faculdade de Medicina, USP)

Divanizia do Nascimento Souza (Instituto de Física, Universidade Federal de Sergipe)

Fabio Luiz Navarro Marques (Faculdade de Medicina da USP)

Fernando Bomfim (UNIARARAS, UNIFESP)

João Alberto Osso-Junior (Nuclear Sciences Department, International Atomic Energy Agency, Austria)

Liliane de Freitas Bauermann (Universidade Federal de Santa Maria)

Luciana Malavolta Quaglio (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)

Marcelo Mamede (Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais)

Priscilla Brunelli Pujatti (Instituo Nacional do Câncer)

Silvia Maria Velasques de Oliveira (pesquisadora titular aposentada da Comissão Nacional de Energia Nuclear)

Thiago de Salazar e Fernandes (Universidade Federal de Pernambuco)

Valbert Nascimento Cardoso (Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais)


Normas para submissão:

  1. Apresentação dos originais: arquivo gravado em Acrobat Reader (.pdf) em lauda padrão formato A4, margens laterais de 2 cm e superior e inferior de 4 cm. Fonte Times New Roman 12, alinhamento justificado e espaçamento 1,5. Deixar uma linha livre antes do título de cada seção subsequente. As seções devem ser numeradas, com algarismos arábicos. Usar letras maiúsculas em negrito para os títulos das seções.

2. Para enviar artigos fora do sistema “on line” do evento:

O autor principal deve encaminhar para [email protected] carta de submissão acompanhando o artigo completo, de acordo com os seguintes requisitos:

a) Indicação da área do conhecimento e  sub-área de acordo com a lista a seguir.

Áreas do conhecimento:
– Ciências Biológicas
– Ciências da Saúde
– Multidisciplinar

Sub-áreas:

Experimentação animal: biossegurança, bioética e métodos alternativos. Ensaios pré-clínicos (in vitro e in vivo) e modelos translacionais para diagnóstico e terapia.

Nanobiotecnologia: nanopartículas e sistemas biológicos; nanocarreadores aplicados à terapia celular; produção de medicamentos nanoestruturados e nanotoxicologia.

Produção de radioisótopos: técnicas de irradiação de alvos, desenvolvimento de novas moléculas, radiofarmácia, radioquímica, registro de medicamentos.

Radiobiologia e Biodosimetria: efeitos moleculares e celulares das radiações, atividade antioxidante e toxicidade de produtos naturais irradiados com radiação gama, modulação do microambiente tumoral, biodosimetria experimental, simulações de danos no DNA e dosimetria matemática.

Biofotônica: técnicas ópticas em diagnóstico e terapia, instrumentação e segurança em terapia fotodinâmica, fotossensibilizadores e fotomodulação.

Imagens moleculares, ressonância magnética e radioterapia: sistemas dinâmicos e híbridos, formação e métodos quantitativos de imagem, ensaios clínicos em oncologia, neurologia e processos inflamatórios, radioterapia, imunoterapia, radiossensibilizadores e medicamentos teranósticos.

Instrumentação, segurança, dosimetria e qualidade em irradiações: fontes radioativas, biomateriais, antissoros, alimentos e insetos.

Ensino de Biociências: educação acadêmica, profissional e continuada e certificação de profissionais, divulgação científica.

b) Autorização com assinatura dos co-autores para publicação do manuscrito, indicando a função específica de cada autor no desenvolvimento do trabalho. Demais participantes podem ser mencionados em “agradecimentos” e não necessitam assinar a carta de submissão.

c) Para pesquisas com humanos ou animais, encaminhar a carta de aprovação do Comitê de Ética ou incluir na carta de submissão uma justificativa para a dispensa de avaliação do comitê de ética.

3) Para enviar trabalhos através do sistema “on line” do evento:

a) No sistema de inscrições do evento, usando o login e senha correspondentes, o autor deve escolher opção INSIRA SEU TRABALHO.

b) Enviar arquivo completo (texto e ilustrações) em FORMATO PDF.

c) Se existe um resumo aprovado pela Comissão Cientifica do evento, o artigo correspondente deve ter título, autores, afiliações e idioma idêntico ao do resumo.

4. Para ambas as opções (evento ou artigo isolado) – Declaração de Direito Autoral
Para publicar nos Anais da SBBN, os autores devem concordar com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da SBBN (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Política de Privacidade: Os nomes e endereços informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados para a publicação dos Anais da SBBN, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Trabalhos recusados: Trabalhos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais ou que não atendam às instruções específicas para redação serão recusados. Nesses casos, poderão ser re-submetidos após reestruturação, como novo trabalho, iniciando outro processo de submissão. Um mesmo trabalho não será avaliado mais de duas vezes.

INSTRUÇÕES PARA: 

Título, seguido pelos nomes dos autores, identificação do Departamento, Instituição, Estado e País onde o trabalho foi realizado. Demais participantes podem ser mencionados em “agradecimentos”. Para garantir que o nome seja citado de maneira uniforme, o autor deve padronizar nome e sobrenome em todos os resumos submetidos no evento em que for autor ou co-autor.
• O resumo deverá conter número máximo de 3500 caracteres (incluindo os espaços) com introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões.
• Quando o trabalho envolver experimentos com animais ou seres humanos, o autor deve, obrigatoriamente, mencionar código da aprovação (protocolo/ processo/ número) em comitê de ética em experimentação animal ou humana, e anexar autorização digitalizada do Comitê de Ética da instituição.
• As citações de referências bibliográficas devem ser mantidas em um número mínimo e, caso necessário, mencionar: nome do periódico abreviado, volume, página inicial, ano , conforme normas da ABNT. 
• O texto do resumo deve ter o formato em conformidade com o modelo abaixo:
TítuloMODELO DE RESUMO A SER APRESENTADO
1Yoshioka, W.M.*, 2Martins, J.R.A., 1Departamento de Execução, Instituição, 2Departamento de Empreendimentos, Instituição, São Paulo/SP.
Introdução: Apresentar os fundamentos para o desenvolvimento do estudo. 
Objetivos: Devem ser relacionados os objetivos para execução do trabalho.
Métodos: indicar todos os materiais usados para o trabalho, tamanho da amostra, idade e gênero (experimentos com humanos e espécie) ou idade, peso e gênero (uso de animais de laboratório). Citar referência da carta de aprovação do projeto (protocolo/processo) no comitê de ética em experimentação animal ou humana. Mencionar softwares e métodos para análise estatística.

Resultados: Os resultados com respectivos valores devem ser citados no texto conforme a ordem do desenvolvimento do experimento, usando algarismos significativos e estatística compatível (média±desvio padrão, erro padrão, número da amostra efetivamente estudada, porcentagem do controle, etc) com suas unidades de medida. O resumo não deve conter tabelas ou figuras. 

Conclusão: A conclusão deve estar necessariamente embasada nos resultados apresentados.
Apoio Financeiro: Caso exista, mencionar na última linha com o respectivo código do projeto aprovado pelo órgão de fomento. 

Os artigos devem ser apresentados preferencialmente em Inglês, ser originais e inéditos e destinar-se, exclusivamente, aos Anais da SBBN.
Forma de apresentação:

Cabeçalho:  Título curto e representativo da finalidade do trabalho; Autor(es) por extenso, indicando a(s) instituição(ões) a(s) qual(is) pertence(m) mediante números. Identificar autor para correspondência com asterisco, endereço completo, inclusive o eletrônico. Estas informações devem constar na margem esquerda do texto e logo após a filiação. Título centralizado com maiúscula na primeira letra da primeira palavra, fonte Times New Roman 20, negrito e espaçamento entre linhas de 1,5.

Abstract: em um único parágrafo, apresentar conteúdo condensado, com metodologia, resultados e conclusões, não excedendo 250 palavras.
Unitermos (até 6 palavras-chave): devem representar o conteúdo do artigo, evitando-se os de natureza genérica e não repetir palavras usadas no título. Utilizar fonte Times New Roman 10, espaçamento 1,5 e texto justificado.  
Resumo (em Português): Escrito em um único parágrafo, não ultrapassando 250 palavras, apresentado abaixo do Abstract e antecedido do título do artigo em Português. O conteúdo deve acompanhar o texto do Abstract.
Unitermos em Português: devem acompanhar os unitermos em Inglês, localizados abaixo do Resumo. Utilizar fonte Times New Roman 10, espaçamento 1,5 e texto justificado. 
Introdução: estabelecer com clareza o objetivo do trabalho e sua relação com outros trabalhos no mesmo campo. Extensas revisões de literatura devem ser substituídas por referências aos trabalhos bibliográficos mais recentes, nos quais tais revisões tenham sido apresentadas.
Material e Métodos: descrever métodos usados, auto-explicativos para a compreensão e repetição do trabalho. Processos e técnicas conhecidos e publicados, a menos que tenham sido modificados, devem ser referidos por citação. Estudos com humanos ou animais devem, obrigatoriamente, citar  referência documento de aprovação do Comitê de Ética correspondente. Utilizar unidades no Sistema Internacional (SI). No caso de unidades alternativas, o valor e a unidade devem estar entre parêntesis ao lado do correspondente valor no sistema SI.

Resultados e Discussão: apresentar de forma concisa e em ordem lógica. Tabelas ou figuras, quando possível, devem substituir o texto, na apresentação dos dados. Quando aplicável, usar médias e desvios padrão e indicar as significâncias das diferenças entre os valores numéricos obtidos. A discussão deve se restringir ao significado dos dados obtidos e resultados alcançados, procurando, sempre que possível, relacionar sua importância em relação a trabalhos anteriores da área. Especulações que não encontram justificativa para os dados obtidos devem ser evitadas. É facultativa a apresentação desses itens em separado.
Conclusões: devem ser fundamentadas nos resultados. Pode-se apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

Agradecimentos: para indivíduos, instituições e órgãos de fomento. Sugere-se informar o código do projeto aprovado pelo órgão de fomento, quando for o caso. 
Referências bibliográficas: organizadas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR-6023, ordenadas alfabeticamente no fim do artigo incluindo os nomes de todos os autores. A exatidão das referências bibliográficas é de responsabilidade dos autores. Para exemplos, consultar o site www.bcq.usp.br.

Informações Adicionais:
Citações bibliográficas: apresentadas no texto pelo(s) nome(s) do(s) autor(es), com inicial em maiúsculo, seguidas do ano de publicação. Para mais de três autores, citar o primeiro e acrescentar a expressão et al. Para mais de uma citação com mesmos autores e mesmo ano de publicação, diferenciá-las com letras minúsculas junto ao ano.
Ilustrações: gráficos, tabelas, fórmulas químicas, equações, mapas, figuras e fotografias devem ser incluídas no texto o mais próximo possível das respectivas citações.

Tabelas: devem ser numeradas consecutivamente em algarismos romanos. Use estilo negrito para os títulos das linhas e colunas . Títulos das colunas devem ter alinhamento centralizado com espaçamento entre linhas simples; os títulos das linhas devem ser alinhados à esquerda. Usar espaçamento simples entre linhas.

Figuras : Legendas das figuras devem ser colocadas acima das mesmas, com alinhamento centralizado e espaçamento simples entre linhas em algarismos arábicos, seguidos do título. As palavras TABELA e FIGURA devem aparecer em maiúsculas apenas no título ou na legenda, respectivamente. Caso não possua os direitos autorais das figuras, declare a referência de uso entre parênteses.
Nomenclatura: pesos, medidas, nomes de plantas, animais e substâncias químicas devem estar de acordo com as regras internacionais de nomenclatura. A grafia dos nomes de fármacos deve seguir, no caso de artigos nacionais, Denominações Comuns Brasileiras (DCB) em vigor, podendo ser mencionados uma vez (entre parênteses, com inicial maiúscula) os registrados.