UFPE sedia reunião da IAEA em Dosimetria Biológica

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia, de 18 a 22 de fevereiro de 2019, a segunda reunião do Grupo de Pesquisa sobre Aplicações de Métodos de Dosimetria Biológica em Radiação na Oncologia, Medicina Nuclear, e Radiologia Diagnóstica e Intervencionista (Medbiodose), coordenada pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, sigla em inglês). O evento é fechado aos pesquisadores participantes do projeto e será realizado no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria da UFPE. Pelo Brasil, participam os membros titulares da SBBN, prpfessores Ademir Amaral, Thiago Salazar Fernandes e Edvane Borges da Silva.
Um dos objetivos do encontro é debater formas de mitigar os efeitos colaterais inerentes à exposição de tecidos sadios às radiações ionizantes durante a radioterapia e, assim, inovar o tratamento de câncer com radiações ionizantes, considerando a radiossensibilidade de cada paciente. Em 2017, a IAEA selecionou 23 instituições de pesquisas de 20 países. A UFPE é a única instituição brasileira a integrar este grupo através do Laboratório de Modelagem e Biodosimetria Aplicada (Lambda), do Departamento de Energia Nuclear (DEN).
De acordo com o professor Ademir Amaral, coordenador do Lambda e secretário científico do encontro, serão discutidos os avanços alcançados por cada instituição envolvida neste primeiro ano de trabalho, bem como o cronograma de atividades para os próximos anos. Ao final dos quatro anos do projeto, o Medbiodose deverá disponibilizar, aos centros de diagnósticos e tratamento de câncer, metodologias que objetivam otimizar as aplicações das radiações ionizantes no combate ao câncer. A dosimetria biológica, também conhecida como biodosimetria, envolve métodos de avaliação de efeitos biológicos radioinduzidos, buscando relacioná-los com os níveis de exposição às radiações ionizantes. O projeto coordenado pela IAEA busca aprimorar o conhecimento das metodologias biodosimétricas, integrando as diferentes abordagens técnico-cientificas para inovar as aplicações das radiações ionizantes na saúde e contribuir para a medicina personalizada em radioterapia.

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter