SBBNews ENTREVISTA: Prof. Joan Barquinero fala sobre Radiobiologia

Juan-Barquinero
Prof. J. Barquinero

 O Professor Joan-Francesc Barquinero Estruch  é pesquisador da Universtitat Autonoma de Barcelona (UAB)-Facultat de Biociències, Department of Animal Biology, Plant Biology and Ecology, Espanha. Graduado em Biologia, com mestrado e doutorado em Biologia, tem pesquisado efeitos genéticos das radiações ionizantes, técnicas de citogenética convencional e molecular, marcadores imunológicos para mecanismos de ação sobre moléculas de DNA e efeitos de exposições ocupacionais e radioterapia, dosimetria biológica, radioresistência e radiossensibilidade.

Em 2016, publicou na Plos One “Cell to Cell Variability of Radiation-Induced Foci: Relation between Observed Damage and Energy Deposition” e na Nature Scientific Reports “Differences in DNA Repair Capacity, Cell Death and Transcriptional Response after Irradiation between a Radiosensitive and a Radioresistant Cell Line”. Link para os artigos: BarquineroPlos_One_2016 e Barquinero_2016_NATURE_SR

No XI Congresso da SBBN, Prof. Barquinero proferirá no dia 31 de agosto a conferência “A new model of biodosimetry to integrate low and high radiation doses”.
A entrevista foi realizada pelo Prof. Thiago de Salazar e Fernandes, membro titular da SBBN e pesquisador em Biofísica e Radiobiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com experiência em técnicas de citogenética e de expressão protéica para o estudo do dano biológico radioinduzido, bem como em radiossensibilidade e biodosimetria. No XI Congresso SBBN, Prof. Thiago proferirá no dia 1 de setembro a conferência “Correlação entre doses de radiação e níveis de expressão da proteína p53 em linfócitos humanos”.
Prof. Thiago: Tenho lido alguns dos seus trabalhos e percebo vários pontos de interesse em comum com as pesquisas que realizamos na UFPE. Durante a sua carreira, quando surgiu o interesse pela Radiobiologia? Quem o influenciou?
Prof. Barquinero: No final da minha graduação, fiquei interessado pelo campo da carcinogênese e entrei para o grupo de pesquisa em Citogenética Humana. O meu projeto era avaliar por citogenética um grupo de médicos expostos ocupacionalmente às radiações ionizantes. Fiz cursos especiais de proteção radiológica para entender a parte física do trabalho. A Radiobiologia é uma área transversal, em que não se é possível dominar plenamente tudo, o que requer colaborações e faz com que você esteja sempre aprendendo. Meus mentores, Maria Rosa Caballín e Lleonard Barrios, viam-me mais como um colega do que como estudante, mas aprendi rigorosamente com eles. Depois, vários me influenciaram, como Manfred Bauchinger, Alan Edwards e David Lloyd e, como cientista e amigo, Guenther Stephan. Além de colegas da França e América Latina, não somente professores e pesquisadores, mas também alunos.
Prof. Thiago: Li um trabalho seu sobre um biomarcador de radiossensibilidade, e pergunto quão próximo estamos de um teste laboratorial para predizer se o paciente submetido à radioterapia irá manifestar reações adversas exarcebadas após o tratamento? Qual seria o candidato ideal como biomarcador de radiossensibilidade?
Prof. Barquinero: Estas duas perguntas geram milhões de outras perguntas. Sobre as reações após a radioterapia, minha opinião é que, mais que um simples teste laboratorial, provavelmente só a combinação de diversas informações como a dose recebida, o volume irradiado, as características fisiológicas do indivíduo, testes laboratoriais para avaliar possíveis diferenças de resposta celular, ou mesmo tecidual, tal como apoptose, reparo do DNA, resposta imunológica, polimorfismos genéticos e epigenéticos, é que poderão fornecer alguma informação sobre possíveis diferenças de resposta ao tratamento. Sobre radiossensibilidade, sou um pouco céptico de que haja um biomarcador específico. Primeiramente, temos que definir qual o efeito que queremos medir como sendo um possível biomarcador de radiossensibilidade. Provavelmente, o mecanismo envolvido que leva ao eritema será diferente daquele que leva à fibrose e ambos são diferentes do mecanismo relacionado ao desenvolvimento de um câncer específico. Por esta razão, precisamos entender como estes efeitos surgem, aparte mecânica, e então provavelmente seremos capazes de considerar um conjunto de informações que podem ser traduzidas para a prática real.
Prof. Thiago: Nos relatos de acidentes nucleares, há casos de pessoas que sofreram menos dos efeitos de uma irradiação. O que ocorre? Uma característica genética do indivíduo, uma resposta adaptativa, ou algo dependente do estado nutricional?
Prof. Barquinero: Similar à radiossensibilidade, um fenômeno do tipo resposta adaptativa existe, ou a radioproteção mediada por certas sustâncias nutricionais, mas estas têm sido observadas em sua maioria sob condições experimentais no laboratório. Precisamos avaliar suas implicações na vida real.
Prof. Thiago: Em situações de exames admissionais, certas condições médicas ou mesmo genéticas podem impedir uma pessoa executar uma dada função. Exemplo: um piloto de jato tem como requisito enxergar e distinguir cores, para que não se confunda com os avisos luminosos, pondo a segurança em risco. Biomarcadores de radiossensibilidade ou radiorresisência podem designar qual atividade um dado funcionário pode desempenhar?
Prof. Barquinero: No seu exemplo, acho que não há dúvida quanto ao desempenho da função. Mas para o trabalho com radiações, teríamos este mesmo grau de certeza? Exposições acima de 10 a 20 mSv por ano não ocorrem normalmente. Fora o trabalho, sabemos também que as pessoas não permanecem um ano inteiro na praia de Guarapari, e poucas pessoas estão expostas aos níveis medidos em Ramsar (no Iran). Mas estas são exposições à radiação de fundo. Há maior contribuição de exposições ditas “não naturais” e é lógico pensar que alguns polimorfismos afetam os mecanismos de resposta celular. Mas ainda há uma lacuna no nosso entendimento a respeito dos polimorfismos que levam à “radiossensibilidade” ou à “radioresistência”, e é nosso trabalho preencher esta lacuna. Mas, uma vez preenchida, ainda assim estaremos tratando de efeitos probabilísticos, como o câncer.
Prof. Thiago: Profissionais ocupacionalmente expostos às radiações ionizantes deveriam ter exames laboratoriais mais específicos para avaliar sua real situação de exposição à radiação no trabalho?
Prof. Barquinero: Isto é uma proposta desejável, apesar de que o exame mais específico de todas as pessoas não seria necessário. Algo possível seria fixar as células coletadas de um grupo de profissionais potencialmente expostos a altas doses e, se necessário, analisá-las ao microscópio e coletar novas amostras para fazer a comparação. Também é necessário ter um registro completo das exposições e todas as doses recebidas, bem como levar em consideração se o indivíduo foi exposto por razões médicas, tal como exames de tomografia computadorizada. Pesquisadores da Coréia estão trabalhando neste sentido e têm focado em trabalhadores de radiografia industrial, selecionados com base na contagem de células sanguíneas. De fato, não estamos longe disso. Só depende se o que estamos oferecendo é de interesse, ou melhor, se outros percebem como sendo de interesse, e se é viável ou não.
Prof. Thiago: Voltando para as pesquisas, poderia pontuar um resultado experimental que mais lhe entusiasmou em sua carreira?
Prof. Barquinero: Vários, como a observação da resposta adaptativa celular de indivíduos ocupacionalmente expostos, resultados do envolvimento de certos cromossomos na formação das aberrações cromossômicas radioinduzidas e, mais recentemente, a introdução de novas abordagens com propósitos de biodosimetria das radiações ionizantes. Um momento marcante foi quando realizamos a nossa primeira curva de calibração de aberrações cromossômicas versus dose absorvida e enviamos os dados para Alan Edwards na Inglaterra. Ainda temos a carta dele dizendo que os nossos resultados estavam ok!
Prof. Thiago: Gostaria de encerrar com duas perguntas, uma sobre o passado, e outra sobre o futuro. Quais eventos de descobertas históricas você acha que marcaram a radiobiologia?
Prof. Barquinero: Como biólogo, claro que devo fazer menção especial à H. J. Muller, que foi o primeiro a demonstrar, em 1926, que os raios-X causavam mutações. Como biodosimetrista, pontuo os estudos durante os anos 30 com plantas, por K. Sax, J. T. Patterson e W. B. More, entre outros, que analisaram a indução de aberrações cromossômicas induzidas pela radiação, e nos anos 60, com os artigos envolvendo a quantificação de aberrações cromossômicas em células humanas como um dosímetro biológico, com destaque para os trabalhos de M. A. Bender, D. C. Lloyd e seu colega A. A. Edwards e M. Bauchinger.
Prof. Thiago: E para a perspectiva do começo de novas pesquisas: qual o futuro da Radiobiologia?
Prof. Barquinero: Radiobiologia é um tópico amplo, portanto, substâncias que seletivamente protegem o tecido normal durante a radioterapia, assim como substâncias que podem tornar os tumores mais sensíveis, são áreas promissoras. Outras áreas são: o desenvolvimento de substâncias que minimizem os efeitos da síndrome da radiação; entendimento do impacto biológico da contaminação interna; impacto de radioterapias que acabam de surgir (terapias com partículas); indução de senescência e apoptose. Portanto, na medida em que se vai discutindo a lista vai aumentando. As novas ferramentas de genômica irão nos dar novas perspectivas com novos resultados, mas as respostas sempre continuarão a surgir de conhecimentos advindos de diferentes técnicas e áreas de especialização.

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter