SBBN participa do encontro sobre o ENCTI 2016-2019 promovido pela SBPC em 15/01/2016

A SBBN participou, com cerca de 40 cientistas representantes de sociedades associadas à SBPC, de reunião na sede da SBPC, em São Paulo, no dia 15 de janeiro, para debater o documento “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) 2016-2019″. O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) do MCTI, Jailson Bittencourt de Andrade presentou o documento com mediação da Presidente da SBPC, Helena Nader. A SBBN foi representada pelo Prof. Fabio Luiz Navarro Marques (FM-USP).
Avaliação, educação e transparência na gestão de recursos foram alguns pontos citados como importantes a serem incluídos. De acordo com o titular da SEPED, o documento será necessário para a construção da agenda que deve ter como alicerce a educação e a pesquisa básica de qualidade. “O documento não inventa nada. Ele consolida uma linha de ações, mas aponta áreas importantes para o País. É uma espécie de mapa. Já temos quatro áreas sensíveis como a segurança alimentar, cibernética, energética e hídrica, mas a futura Estratégia também enfatizaria tecnologias críticas, a exemplo da questão espacial, do uso sustentável da energia nuclear e do aproveitamento da biodiversidade e preservação dos biomas nacionais”.  e disse ainda: “O documento deve  ampliar, consolidar e integrar a infraestrutura física e os recursos humanos voltados à pesquisa no território brasileiro. A estratégia tem, pelo menos, três dimensões: social, econômica e científico-tecnológica” (texto resumido do JC, veja artigo em http://www.jornaldaciencia.org.br/cientistas-sugerem-pontos-a-serem-incluidos-na-elaboracao-da-encti-2016-2019/).
O documento elaborado pelas secretarias do MCTI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) está em consulta públicaaté 29 de janeiro.  A próxima discussão acontecerá no dia 25 de janeiro na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro. O texto para discussão está disponível no portal do MCTI e é possível enviar sugestões até 29/1/2016 para o e-mail [email protected]

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter