Reunião na CNEN sobre licenciamento de laboratórios de pesquisas promovida por SBBN, SBFTE e FeSBE

A reunião aconteceu no dia 20 de dezembro na na Coordenação Geral de Instalações Médicas e Industrais (CGMI) , na sede da CNEN, Rio de Janeiro. Foi solicitada pela SBBN em novembro de 2017 para tratar do licenciamento de laboratórios no país, após análise em conjunto da SBBN com a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE). A iniciativa foi apoiada pela FeSBE, levando em conta que outras sociedades também poderão beneficiar-se de melhorias no marco regulatório. 
As dificuldades para importar e desembaraçar material radioativo na alfandega no Brasil levou várias empresas a desistir de trabalhar com esse tipo de material. Entre 2015 e 2016, os institutos de pesquisas em SP ficaram sem qualquer empresa para fazer compra em reais de 32P, o que levou a grupos de pesquisa como o da UNESP-EPM a investir em pesquisa alternativa pela impossibilidade de continuidade de trabalho com P-32. Outras instituições desistiram de usar radioisótopos como H-3; C-14 e I-125, dentre outros.  Além disto, os pesquisadores apontaram algumas exigências de licenciamento não compatíveis com as práticas dos laboratórios. e, portanto, impossiveis de serem atendidas. O cenário foi agravado por instrução normativa do IBAMA para um licenciamento paralelo naquele órgão. 
Participaram da reunião como representantes da CNEN o coordenador da CGMI, Alessandro Facure, Flavia Teixeira, chefe da Divisão de Medicina e Pesquisa e Claudia da Silva Silveira, assessora do Coordenador. da CGMI . Representando os pesquisadores, participaram: o Presidente da FeSBE Hernandes Faustino de Carvalho (Professor titular da UNICAMP),  Presidente da SBBN Silvia Velasques, Presidente do Conselho Consultivo da SBFTE François Noel (Professor titular da UFRJ) e Fabio Marques, representando o Pro-Reitor de Pesquisa da USP, Prof. Eduardo Krieger.
As sociedades entregaram documento de três páginas e oito anexos com críticas, sugestões e PROPOSTAS CONCRETAS para otimizar o licenciamento dos laboratórios e facilitar a importação de insumos para pesquisas que utilizam radiotraçadores em Farmacologia, Bioquimica e Biologia Molecular, dentre outras. 
A seguinte pauta da reunião foi elaborada pelas sociedades representadas:

  1. Autorizações (operação, aquisição de radioisótopos, modificação de projeto) e critérios baseados na classificação dos laboratórios.
  2. Importação e regras alfandegárias
  3. Licenças individuais/responsabilidades dos titulares, exigências de cursos, provas e renovação de licenças
  4. Rejeitos radioativos/Licenciamento do IBAMA
  5. Instrumentação/Exigência de detectores GM para laboratórios que usam somente H-3/Exigência para calibração anual detector  GM
  6.  Atualização do roteiro disponível no site da CNEN e criação de manual com orientações para usuários e despachantes alfandegários

 

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter