OMS reconhece importância do Laboratório de Modelagem e Biodosimetria Aplicada (Lambda)

Da Agência de Notícias da UFPE
Grupo de Estudos em Radioproteção e Radioecologia (Gerar) do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da UFPE ganhou reconhecimento internacional. O Laboratório de Modelagem e Biodosimetria Aplicada (Lambda), filiado ao Gerar, passou a integrar o grupo de trabalho Biodosinet da Organização Mundial de Saúde (OMS). O convite decorreu da publicação de artigo que atesta a possibilidade de medir os efeitos da radiação no corpo humano por meio de bioindicadores. O artigo “Current status of biodosimetry based on standard cytogenetic methods” foi publicado no periódico internacional “Radiation and Environmental Biophysics”, em julho de 2010. O convite da OMS ocorreu em agosto, sendo formalizado em novembro de 2010.
“Nossos estudos envolveram inicialmente avaliações de bioindicadores, tais como aberrações cromossômicas e níveis de expressão protéica, com ênfase à proteína p53”, relata o professor Ademir Amaral, coordenador do Gerar. Segundo Amaral, em determinadas condições, quanto maior a intensidade da produção desta proteína – conhecida também como guardiã do genoma –, maior o estresse celular causado pela radiação.
Para assistir o vídeo onde o professor Ademir Amaral explica a importância da integração do Lambda ao grupo de trabalho da OMS, acesse:
http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=39236:oms-reconhece-importancia-de-laboratorio-do-departamento-de-energia-nuclear&catid=454:em-video&Itemid=72

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter