Nanobiotecnologia é destaque no XII Congresso da SBBN

Silvia Velasques, Ademar Lugão, Antonio Tedesco, Luiz Goulart e Valbert Cardoso. Foto: Edvaldo Fonseca (IPEN/CNEN/SP)

 
A Nanobiotecnologia é o ramo da Ciência que trata do desenvolvimento de sistemas e compostos em escala nanométrica (10-9) que facilmente interagem com vírus e bactérias , facilitando aplicações em Saúde. Atualmente, as fronteiras das ciências biológicas exigem interface com Física e Química para atingir novos paradigmas em aplicações de nanobiotecnologias. A manipulação de nanocompostos em conjunto com biomoléculas tanto para o desenvolvimento de novos bioconjugados quanto para o diagnóstico e terapia – chamados de teranósticos –  representam o estado da arte no desenvolvimento de materiais para combater diferentes tipos de câncer. 
No dia 9/10, a mesa redonda “Nanobiotecnologia, Biofotônica e Teranóstica”, coordenada por Ademar B. Lugão (Professor da pós-graduação IPEN-USP e Gerente do Centro de Química e Meio Ambiente do IPEN) e Valbert N. Cardoso (Professor titular e Coordenador do Laboratório de Radioisótopos da Faculdade de Farmácia da UFMG), teve palestras de Antonio Cláudio Tedesco (Professor titular e Coordenador do Centro de Nanotecnologia, Engenharia Tecidual e Fotoprocessos voltados para a Saúde, Grupo de Fotobiologia e Fotomedicina da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Campus de Ribeirão Preto) e Luiz R. Goulart (Professor titular e Coordenador do Laboratório de Nanobiotecnologia do Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia e Professor Adjunto do Depto. de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia-Davis, EUA). 
Tedesco falou sobre “Nanocarreadores aplicados à terapia celular e tratamento de patologias”, destacando três aproximações fundamentais usadas: (1) transplante de órgãos; (2) reconstrução cirúrgica com dispositivos mecânicos em escala nano e micrométrica e (3) terapia celular. Conheça mais sua visão moderna e  multidisciplinar na entrevista para o Boletim SBBNews, no link http://sbbn.org.br/sbbnews-entrevista-antonio-claudio-tedesco-usp-por-luciana-malavolta-fcmscsp/ .
Goulart mostrou “Intersection among novel combinatorial molecules, nanobiotechnologies and biophotonics for theranostic applications”. O pesquisador mostrou como traduzir e integrar parâmetros obtidos em diferentes técnicas de imagem, biologia celular, genética, etc, em plataforma com biossensores para o controle de diversas patologias.  
Nos dias 9, 10 e 11, foi oferecido para vinte e sete inscritos o minicurso Laboratório multiusuário de nanobiotecnologia, coordenado por Ademar B. Lugão (IPEN). O curso teve como professor Koiti Araki , Professor titular do Instituto de Química da USP e pesquisador principal do Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia, atual coordenador do SisNANO-USP. O curso foi encerrado no dia 11 com visita ao laboratório do IQ-USP.
 
Turma do minocurso sobre Nanobiotecnologia

Prof. Koiti Araki

 

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter