MCTI se compromete em liberar os primeiros recursos para o início da construção do Reator Multipropósito Brasileiro

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) solicitou uma reunião com o ministro Paulo César Alvim do MCTI, na tarde de 21/09/22 para abordar as questões que envolvem o andamento da construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). Estavam presentes, Débora Menezes (presidente da SBF), Thiago Salazar (presidente da SBBN) e os pesquisadores aposentados da CNEN, José Perrotta e Silvia Velasques. Em discussão, o grupo recebeu a garantia de que o RMB será considerado pelo Conselho Diretor do FNDCT e que recursos iniciais para terraplanagem e preparação do terreno em Iperó (SP) deverão ser liberados ainda este ano.

O empreendimento RMB será uma grande infraestrutura do conhecimento na área de tecnologias nucleares e disponibilizará ao Brasil um reator e instalações para utilização de feixe de nêutrons em pesquisas, irradiação e teste de combustíveis e produção de radioisótopos para múltiplas aplicações. Ele está sendo desenvolvido desde 2008 e tem um custo total estimado em US$ 500 milhões para implantação em, pelo menos, 5 anos de forma contínua. (Fonte: SBF)

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter