Manifesto da SBBN sobre corte no orçamento de C&T-5/4/2019

A SBBN encaminhou o seguinte Manifesto aos ministros da Casa Civil, Economia, Minas e Energia, Saúde e MCTIC e aos parlamentares do Congresso Nacional, em apoio às manifestações da ABC, ANDIFES, CONSECTI, CONFAP, SBPC e demais sociedades científicas:
Prezados Senhores,
Na visão da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN), o recente contingenciamento dos recursos da Ciência e Tecnologia e Educação será desastroso para o país, devido ao impacto em setores que vem sofrendo constantes ameaças e que não podem esperar.
A SBBN atua em área multidisciplinar, com biólogos, biomédicos, farmacêuticos, químicos e físicos, em pesquisa básica e aplicada para desenvolvimento de materiais e técnicas para a Saúde, e estuda os efeitos biológicos das radiações ionizantes e não ionizantes em seres vivos e meio ambiente (Radiobiologia), visando garantir a segurança dessas aplicações. Apesar dos esforços dos pesquisadores, torna-se urgente compensar a defasagem tecnológica do país, até mesmo em relação a alguns países da América do Sul.
O monopólio nuclear na produção de radioisótopos tem causado problemas para o Ministério da Saúde, como dificuldades para o amplo acesso da população brasileira aos procedimentos médicos de alta complexidade, originado, principalmente, pela escassez de recursos humanos especializados e concentração de instituições científicas e de saúde na região Sudeste.
A redução do orçamento do MCTIC poderá impactar, também, os empreendimentos nucleares do Ministério de Minas e Energia, caso não sejam disponibilizados auxílios suficientes para a formação de técnicos em áreas estratégicas. Finalmente, no caso do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), o qual tem dentre seus objetivos produzir radioisótopos e radiofármacos para aplicações em Saúde, a inovação tecnológica desses produtos poderá ser comprometida.
Rio de Janeiro, 5 de abril de 2019.
Atenciosamente,
Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares
O Manifesto foi publicado no Jornal da Ciência de 9/5/2019. Vide link: http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/8-manifesto-da-sociedade-brasileira-de-biociencias-nucleares-sobre-o-corte-do-orcamento-do-mctic/

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter