SBBN participa de Reunião SBPC (seccional RJ) na Casa da Ciência, UFRJ – pauta: fusão MCTI

Reunião em 31 de maio de 2016, das 18h às 20h30, no auditório da Casa da Ciência, discutiu pauta específica sobre ações contra a fusão do MCTI com o MiniCom. Presentes 73 pessoas, entre pesquisadores discentes e docentes, representando 30 instituições. A Prof. Silvia Velasques, Presidente da SBBN, pediu a palavra para informar sobre a votação da derrubada aos vetos do Marco Legal do MCTI em 24/5/16. Mostrou a importância das ações junto ao Legislativo, as quais estão sendo conduzidas pela Aliança em Defesa do Marco Legal de CT&I.  Sustentou que a Diretoria da SBPC tem se posicionado com equilibrio, responsabilidade e imparcialidade para não dividir a categoria e manter o diálogo com autoridades.

A Ata distribuida em 2/6/16 pela SBPC regional RJ resume as propostas apresentadas:

  • Dia Nacional de Mobilização (7 de junho), em função da presença do ministro Gilberto Kassab na CCTCI do Senado para explicar a fusão dos ministérios. Podem ser enviadas perguntas “online” para o ministro durante a audiência, para fortalecer a participação à distância.
  • Promover ações da campanha promovendo a divulgação científica, associada à pauta #VoltaMCTI, como forma de sensibilizar a sociedade. Usar linguagem nas postagens procurando dialogar com pautas populares associadas à CT&I. Por exemplo: “pesquisadores da Zica contra a extinção do MCTI“.
  • A SBPC recolherá manifestos da comunidade científica em um dossiê a ser entregue na audiência do Senado dia 07, em Brasília. As instituições devem enviar seus manifestos por e-mail à SBPC (no caso de associados da SBBN, enviar sugestões para [email protected]).

Fonte: Secretaria Regional da SBPC
 

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter