CIÊNCIA NA SBBNews: peptídeos e imunomoduladores são opções em diagnóstico e terapia

FOTO 2
Grupo do Laboratório de Radioisótopos da Faculdade de Farmácia (UFMG) liderado pelo Prof. Valbert Cardoso

O Prof. Valbert Nascimento Cardoso (UFMG) coordenará o SIMPÓSIO “Explorando peptídeos como potenciais modelos de fármacos” no XI Congresso da SBBN. A SBBN planejou o Simpósio em conjunto com a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SNeC), com as conferências: “Peptídeos derivados de peçonhas de artrópodes: como modelos de antimicrobianos, analgésicos e para tratamento da disfunção erétil” com Prof. Maria Elena de Lima (UFMG);  “Ação antimicrobiana do peptídeo LyeTx I e LyeTx I mn k em modelo experimental de artrite induzida por S.aureus” com Prof. Simone O. A. Fernandes (UFMG); “Peptídeos radiomarcados como possíveis biomarcadores para a doença de Alzheimer” com a Prof. Luciana Malavolta Quaglio (FMSCSP) e  “Hemopressina, um peptídeo derivado da cadeia alfa da hemoglobina como modelo para o tratamento da neuropatia diabética”com Prof. Camila Dale (ICB-USP).

Segundo a Dra. Simone Fernandes (professora da Faculdade de Farmácia da UFMG e membro titular da SBBN), a elevada incidência de infecções oportunistas e o advento da resistência aos antibióticos tem estimulado a busca por novos agentes antimicrobianos. Peptídeos antimicrobianos têm diferentes mecanismos de ação, quando comparados aos antibióticos clássicos. Serão apresentados resultados recentes mostrando a eficácia do peptídeo antimicrobiano derivado da peçonha da aranha Lycosa erythrognatha (aranha-lobo) no tratamento de artrite séptica, em modelo experimental.

Esforços têm sido feitos para buscar métodos para detectar e quantificar os depósitos amiloidais, preferencialmente no início ou mesmo em estágios pré-sintomáticos, como desenvolvimento de moléculas como marcadores não invasivos de depósitos de β-amilóide em DA. Outra aplicação de peptídeos e pequenas proteínas é  em tratamento de diversas doenças, para controle de funções biológicas e formação de agregados amiloidais. Biomarcadores com peptídeos radiomarcados representam a base molecular para a imagem “in vivo” e terapia com alta especificidade devido à afinidade dos peptídeos ao alvo desejado. Finalmente, serão apresentadas perspectivas para diagnóstico e detecção precoce da doença de Alzheimer, utilizando peptídeos radiomarcados como moléculas sonda.

A Prof. Simone Fernandes (UFMG) coordenará o SIMPÓSIO Imunomoduladores e barreira intestinal” no XI Congresso da SBBN, que terá as conferências:

 “O papel de imunomoduladores sobre a barreira intestinal” com Prof. Valbert N. Cardoso (UFMG) e

Alterações na permeabilidade intestinal induzidas pelo exercício físico em ambiente quente”, com Prof. Samuel Penna Wanner (UFMG).

Segundo o Prof. Valbert Cardoso (professor titular e chefe do Laboratório de Radioisótopos da Faculdade de Farmácia da UFMG e Diretor Científico da SBBN), as pesquisas recentes têm mostrado que o emprego de “imunomoduladores” tais como arginina, glutamina, citrulina, prebióticos e probióticos  apresentam efeitos benéficos sobre o epitélio intestinal, mantendo a permeabilidade intestinal, contribuindo  para o aumento dos níveis de IgA, a manutenção das “junções tight” e promovendo um balanço entre os níveis de citocinas pro-inflamatória e anti-inflamatória. Esses efeitos foram observados em estudos pré-clínicos  de obstrução intestinal, colite, mucosite e realização de exercícios físicos em ambiente quente.  Portanto, é promissora a utilização como terapia alternativa e complementar na prática clínica.

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter