CIÊNCIA NA SBBNews: Leonardo Fuscaldi

Leonardo conta ao SBBNews que, durante os XXII Congreso Argentino de Medicina Nuclear/IX Congreso Iberoamericano de Cardiología Nuclear, realizados pela Asociación Argentina de Biología y Medicina Nuclear (AABYMN), o trabalho Estudios preclínicos de 99mTc-PSMA-I&S: evaluación in-vitro y ex-viv, desenvolvido no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), em colaboração com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e a Tecnonuclear S.A. de Buenos Aires, recebeu o prêmio Dr. Jorge Varela como melhor trabalho em pesquisa básica.

Trata-se da validação de um kit liofilizado de PSMA-I&S, produzido pela Tecnonuclear, para radiomarcação com 99mTc e potencial uso na cirurgia radioguiada para remover tumores ou gânglios linfáticos com metástases (câncer de próstata). Integram o grupo premiado, dentre outros pesquisadores, os seguintes associados da SBBN: Dra Marycel Figols de Barboza (HIAE), Dr Leonardo Lima Fuscaldi (FCMSCSP), Dra Luciana Malavolta (FCMSCSP), Dra Danielle Vieira Sobral (FCMSCSP) e Dra Ana Cláudia Camargo Miranda (HIAE). Na mesma linha de radiomarcação dos inibidores de PSMA para o imageamento do câncer de próstata e suas metástases, o grupo publicou recentemente a padronização da radiomarcação do PSMA-11 com 68Ga em módulo de síntese automático com aplicação em imagens PET. O trabalho, intitulado Standardization of the [68Ga]Ga-PSMA-11 Radiolabeling Protocol in an Automatic Synthesis Module: Assessments for PET Imaging of Prostate Cancer, foi publicado na revista Pharmaceuticals.

Durante o XIII Congresso SBBN, Leonardo falará sobre o uso de peptídeos antimicroabianos radiomarcados em imagem molecular de processos infecciosos. A primeira parte do trabalho, intitulada Shortened derivatives from native antimicrobial peptide LyeTx I: in vitro and in vivo biological activity assessment, foi recentemente publicada na revista Experimental Biology and Medicine.

Leonardo Fuscaldi é professor assistente do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter