Carta-Convite 2014

Prezados Associados e Amigos da SBBN,

Desde a criação da SBBN em 1996, o uso de radiações ionizantes e não ionizantes em Biociências avançou consideravelmente no país. Nas diversas aplicações, as equipes tornaram-se cada vez mais multidisciplinares. A produção de radioisótopos, antes monopólio da União, conta com a participação da iniciativa privada. As sociedades de classe aperfeiçoaram o gerenciamento das demandas profissionais. Se quiser liderar, uma sociedade científica precisa ser focada e, ao mesmo tempo, abrigar todas as tendências.

Em 2013, acontecimentos importantes dominaram a área de Radiofármacos no país: a divulgação pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), a vigência da Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o Registro de Radiofármacos e a invasão do Instituto Royal em São Paulo, a qual foi acompanhada por manifestações públicas contrárias à experimentação animal. Em 03 de janeiro de 2014, o Ministério da Saúde publicou a Portaria “Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Carcinoma Diferenciado da Tireóide”.

Os ensaios pré-clínicos e ensaios clínicos com radiofármacos são obrigatórios para a consolidação de novas tecnologias necessárias para ampliar e modernizar a atenção à saúde da população. Na área de Radiações Não Ionizantes, o uso do Laser de baixa potência em Medicina regenerativa e em Odontologia está difundido. Tanto para“Radiações Ionizantes” como “Não Ionizantes”, efeitos biológicos das radiações e Biodosimetria em diferentes cenários são disciplinas importantes para profissionais médicos, biomédicos, biólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, físicos médicos, tecnologistas e afins.

Como entidade associada, a SBBN participou com atividades em praticamente todas as reuniões anuais da FESBE. Em 2014, durante a XXIX Reunião Anual da FESBE, há um novo formato para essa participação: um Congresso oferecendo uma oficina pré-congresso, 3 conferências plenas, 2 simpósios, 4 mesas redondas, 3 cursos e 6 comunicações orais.

A SBBN conta um quadro de associados com formação multidisciplinar de alto nível, o ambiente da FESBE será o cenário ideal para aprofundar os temas propostos e encontrar soluções inovadoras para o fortalecimento das Biociências Nucleares.

Esperamos por vocês em Caxambú!

Silvia Maria Velasques de Oliveira
Presidente da SBBN

 

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter