Reunião em 31 de maio de 2016, das 18h às 20h30, no auditório da Casa da Ciência, discutiu pauta específica sobre ações contra a fusão do MCTI com o MiniCom. Presentes 73 pessoas, entre pesquisadores discentes e docentes, representando 30 instituições. A Prof. Silvia Velasques, Presidente da SBBN, pediu a palavra para informar sobre a votação da derrubada aos vetos do Marco Legal do MCTI em 24/5/16. Mostrou a importância das ações junto ao Legislativo, as quais estão sendo conduzidas pela Aliança em Defesa do Marco Legal de CT&I. Sustentou que a Diretoria da SBPC tem se posicionado com equilibrio, responsabilidade e imparcialidade para não dividir a categoria e manter o diálogo com autoridades.
A Ata distribuida em 2/6/16 pela SBPC regional RJ resume as propostas apresentadas:
- Dia Nacional de Mobilização (7 de junho), em função da presença do ministro Gilberto Kassab na CCTCI do Senado para explicar a fusão dos ministérios. Podem ser enviadas perguntas “online” para o ministro durante a audiência, para fortalecer a participação à distância.
- Promover ações da campanha promovendo a divulgação científica, associada à pauta #VoltaMCTI, como forma de sensibilizar a sociedade. Usar linguagem nas postagens procurando dialogar com pautas populares associadas à CT&I. Por exemplo: “pesquisadores da Zica contra a extinção do MCTI“.
- A SBPC recolherá manifestos da comunidade científica em um dossiê a ser entregue na audiência do Senado dia 07, em Brasília. As instituições devem enviar seus manifestos por e-mail à SBPC (no caso de associados da SBBN, enviar sugestões para [email protected]).
Fonte: Secretaria Regional da SBPC