Esqueci minha senha

Nanobiotecnologia é destaque no XII Congresso da SBBN

Silvia Velasques, Ademar Lugão, Antonio Tedesco, Luiz Goulart e Valbert Cardoso. Foto: Edvaldo Fonseca (IPEN/CNEN/SP)

 

A Nanobiotecnologia é o ramo da Ciência que trata do desenvolvimento de sistemas e compostos em escala nanométrica (10-9) que facilmente interagem com vírus e bactérias , facilitando aplicações em Saúde. Atualmente, as fronteiras das ciências biológicas exigem interface com Física e Química para atingir novos paradigmas em aplicações de nanobiotecnologias. A manipulação de nanocompostos em conjunto com biomoléculas tanto para o desenvolvimento de novos bioconjugados quanto para o diagnóstico e terapia – chamados de teranósticos –  representam o estado da arte no desenvolvimento de materiais para combater diferentes tipos de câncer. 

No dia 9/10, a mesa redonda “Nanobiotecnologia, Biofotônica e Teranóstica”, coordenada por Ademar B. Lugão (Professor da pós-graduação IPEN-USP e Gerente do Centro de Química e Meio Ambiente do IPEN) e Valbert N. Cardoso (Professor titular e Coordenador do Laboratório de Radioisótopos da Faculdade de Farmácia da UFMG), teve palestras de Antonio Cláudio Tedesco (Professor titular e Coordenador do Centro de Nanotecnologia, Engenharia Tecidual e Fotoprocessos voltados para a Saúde, Grupo de Fotobiologia e Fotomedicina da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Campus de Ribeirão Preto) e Luiz R. Goulart (Professor titular e Coordenador do Laboratório de Nanobiotecnologia do Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia e Professor Adjunto do Depto. de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia-Davis, EUA). 

Tedesco falou sobre “Nanocarreadores aplicados à terapia celular e tratamento de patologias”, destacando três aproximações fundamentais usadas: (1) transplante de órgãos; (2) reconstrução cirúrgica com dispositivos mecânicos em escala nano e micrométrica e (3) terapia celular. Conheça mais sua visão moderna e  multidisciplinar na entrevista para o Boletim SBBNews, no link http://sbbn.org.br/sbbnews-entrevista-antonio-claudio-tedesco-usp-por-luciana-malavolta-fcmscsp/ .

Goulart mostrou “Intersection among novel combinatorial molecules, nanobiotechnologies and biophotonics for theranostic applications”. O pesquisador mostrou como traduzir e integrar parâmetros obtidos em diferentes técnicas de imagem, biologia celular, genética, etc, em plataforma com biossensores para o controle de diversas patologias.  

Nos dias 9, 10 e 11, foi oferecido para vinte e sete inscritos o minicurso Laboratório multiusuário de nanobiotecnologia, coordenado por Ademar B. Lugão (IPEN). O curso teve como professor Koiti Araki , Professor titular do Instituto de Química da USP e pesquisador principal do Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia, atual coordenador do SisNANO-USP. O curso foi encerrado no dia 11 com visita ao laboratório do IQ-USP.

 

Turma do minocurso sobre Nanobiotecnologia

Prof. Koiti Araki