Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Medicina pelo Hospital Heliópolis e doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. É professora de pós gradução da Universidade Federal de Goiás, do departamento de genética da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professora titular e epesquisadora epidemiologista da Fundação Antônio Prudente. É pesquisadora Global Burden of Disease, the concord study protocol, London School of Hygiene and Tropical Medicine, the Union for International Cancer Control (UICC), apoiado por 39 agências nacionais e internacionais, como WHO EURO, OECD e Banco Mundial.
Maria Paula Curado foi a primeira Presidente da Fundação Leide das Neves (1988 a 2007), entidade que é referência em assistência a radioacidentados. Também foi médica da Associação de Combate ao Câncer de Goiás, Presidente da Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço e epidemiologista-chefe da International Agency on Research on Cancer (IARC/OMS).
Em 2020, foi incluida em estudo da Stanford University, USA, como um dos cem mil cientistas mais influentes do mundo, sendo que somente 800 brasileiros foram indicados.