Programa Ciência na Escola – Reunião com MCIT e sociedades cientificas

A FeSBE e outras sociedades filiadas à SBPC se reuniram nesta semana com o Secretário de Ciência e Educação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcelo Morales.
Tema principal da pauta a inserção da ciência no Esino Fundamental e Médio. Segundo o presidente da FeSBE, Hernandes Carvalho, vários participantes apontaram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como essenciais assim como o protagonismo dos professores e diretores de escolas como elementos chave da comunicação com alunos. Ainda durante a reunião, alguns sugeriram que os pesquisadores bolsistas do CNPq deveriam participar em ações de divulgação da ciência em escolas. O presidente da FeSBE apresentou também a preocupação do tratamento do conteúdo sobre evolução nos temas abordados pelas escolas.
Como sugestões adicionais foram citados exemplos de centros de formação/apoio ao ensino de ciências, que são praticamente inexistentes no Brasil e a possibilidade de utilizar os estádios de futebol, criados para a Copa do Mundo do Brasil, para acomodar novos museus de ciência.
No encontro com comunidade científica, realizado à tarde, Marcelo Morales apontou várias ações que estão sendo tomadas por sua pasta, dentro do MCTIC. Salientou a importância de programas que visem a inserção de orientados e alunos de pós-graduação nas escolas e do apoio a feiras de ciência e olimpíadas em diferentes modalidades, com destaque à necessidade de fortalecimento e ampliação de escopo da Olimpíada de Ciências. Morales aproveitou o encontro para anunciar a chamada pública, que será lançada em breve, no valor total de R$ 115 milhões, e dividida em três linhas: (a) Investigação na educação básica, para a identificação e implementação de práticas que contribuam para elevar a qualidade do ensino nas escolas públicas; (b) intervenções e (c) desenvolvimento de ações inovadoras. O novo Secretário do MCTIC salientou que o Ministro Marcos Pontes têm uma preocupação particular com o tema da educação e que a comunicação entre o MCTIC e o MEC tem sido bastante fluida. Mencionou também que é de grande importância que o atual governo tenha incluído o Ensino de Ciências como um dos pontos básicos para implementação nos primeiros 100 dias do mandato.

Eventos relacionados

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário

Sobre a SBBN

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil e sem fins lucrativos.

São associados pesquisadores, professores e tecnologistas (titulares) e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento (aspirantes), com formação em Ciências Biológicas e Biomédicas, Farmácia, Química e Física, de universidades públicas e privadas e instituições de pesquisas.

Saiba mais

Siga-nos

Últimas notícias

Próximos eventos

Inscreva-se na nossa newletter