Esqueci minha senha

Comissão de Ensino da FeSBE oferece Escola de Ciências na RA FeSBE 2019

A Escola de Ciências da FESBE é um encontro da FeSBE (Federação das Sociedades de Biologia Experimental) com professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) do Ensino Médio, visando a partilha de experiências para o aprimoramento dos saberes conceituais e domínio de metodologias de ensino na Educação Básica.
O objetivo principal do Encontro é ofertar momentos de formação de educadores a fim de proporcionar avanços no desenvolvimento profissional docente por meio da ampliação do repertório de práticas pedagógicas inovadoras, consolidação e atualização sobre as descobertas científicas contemporâneas, e disseminação da cultura escolar centrada no aluno e baseada em metodologias de aprendizagem ativa.
Pela primeira vez, em 2018, durante a XXXII Reunião Anual da FESBE em Campos do Jordão, SP, foi organizado um encontro com professores de Ciências do Ensino Fundamental II e de Química/Biologia e Física do Ensino Médio. A programação contou com palestras sobre o status quo de algumas áreas das ciências e oficinas de formação docente para o uso de smartphones e jogos educacionais na sala de aula. Nessa ocasião, uma das maiores preocupações externadas pelos professores foi o impacto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo, a não obrigatoriedade da oferta de Ciências da Natureza no Ensino Médio. Até que ponto o custo de laboratórios pode ser decisivo em escolas públicas e privadas com poucos recursos?
Para as Ciências da Natureza do Ensino Médio, a BNCC propõe um aprofundamento conceitual nas temáticas Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo e propõe continuidade ao tratamento dado no EF, etapa na qual as tecnologias foram abordadas sob uma perspectiva de aplicação de conhecimentos e análise de seus efeitos sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

PROGRAMA PRELIMINAR
Dia: a ser definido
Local: Centro de Convenções de Campos do Jordão, Av. Macedo Soares, 499, Campos do Jordão, SP
Coordenação: Comissão de Ensino da FeSBE
Inscrições gratuitas pelo e-mail: fesbe@cwyeventos.com.br
Certificados de participação (CH 4 h): fornecidos para professores inscritos que assinarem a lista de presença
Público-alvo: Professores de Ciências do Ensino Fundamental 2, professores de Química/Biologia/Física do Ensino Médio e estudantes de licenciatura em Química, Biologia ou Física.
13h:00 – 13h:15 “Abertura da Escola de Ciências”
13h:15 – 14h:15 “Como compatibilizar a BNCC e incentivar Ciências nas escolas públicas?” (Possíveis representantes do MEC ou do MCIT)
14h:15 – 15h:00 “Mídia, Ciências e Divulgação Científica”
(Natália Pasternak – Coordenadora Nacional do Pint of Science / Carlos Orsi – Editor chefe do Instituto Questão de Ciências )
15h:00 – 15h:15 h Coffee-break
15h:15 – 16h:00 “Peer-Instruction: uma forma simples e tecnológica de metodologia de aprendizagem ativa nas salas de aula do Brasil” (Viviane Sá – mestranda da UNIFESP)
16h:00 – 16h:40 h WORKSHOP: “Aplicações da energia nuclear na Saúde, exemplo de abordagem interdisciplinar com Física, Química e Biologia e alinhamento com a BNCC: EF07CI08, EF08CI06, EF09CI06, EM13CNT103, EM13CNT306
Profa. Dra. Silvia Maria Velasques de Oliveira, Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares
16h:40 – 17h:20 h WORKSHOP: “Estudo da visão humana”, alinhamento com a BNCC: EF06CI08, EM13CNT203
(Prof. Dr. Representante da BRAVO – Brazilian Research Association in Vision / Prof. Dr. Camilo Lellis-Santos da SBFis – Sociedade Brasileira de Fisiologia)
17h:20 – 17h:50 Roda de conversa e Encerramento da Escola de Ciências