PROGRAM: https://app.virtualieventos.com.br/fesbe2022/programacao
Atividades SBBN:
Palestra Imagem molecular de processos infecciosos utilizando peptídeos antimicrobianos radiomarcados
Palestra Potencial de uma nova molécula (NM600) radiomarcada como agente teranóstico para o câncer de mama
Palestra Avaliação por imagem molecular do fluxo sanguíneo cerebral em desordens neuropsiquiátricas
RESUMO: Imagens moleculares podem ser obtidas por meio da utilização de moléculas radiomarcadas. Como exemplo, citamos os peptídeos que vêm sendo utilizados, nos últimos anos, na Medicina Nuclear e Oncologia. Sondas com base em peptídeos radiomarcados representam a base molecular para imagem in vivo e terapia como radiofármacos com alta especificidade, devido à alta afinidade dos peptídeos por receptores superexpressos em certos tipos de tumores e, portanto, podem ser utilizados para a detecção precoce e/ou tratamento de processos tumorais, incluindo o gliobastoma e o câncer de mama. Recentemente, nosso grupo demonstrou as propriedades radioquímicas e biológicas dos peptídeos EEEEYFELV e GRGDYD, os quais possuem alta afinidade para o EGFR e pela molécula de integrina, respectivamente, avaliando a ligação e internalização desses peptídeos em células tumorigênicas, relacionadas ao glioblastoma. Além disso, peptídeos antimicrobianos radiomarcados também podem ser empregados como agentes de imagem molecular específicos para processos infecciosos, diferenciando-os dos processos inflamatórios assépticos. Nas últimas décadas, moléculas radiomarcadas vêm sendo utilizadas também na área de neurociências para a avaliação das desordens neuropsiquiátricas e do fluxo sanguíneo cerebral. Este simpósio aborda um tema inovador e interessante, visto que se trata de uma área de pesquisa em expansão e com potencial para aplicação clínica. Portanto, poderá ser de grande interesse para a audiência da Reunião Anual da Fesbe 2022.
Coordenadora: SIlvia Velasques
RESUMO: O uso das radiações ionizantes na medicina, biologia, indústria e agricultura, são cada vez mais crescentes. Há um interesse por melhor compreender os efeitos biológicos das radiações ionizantes em casos de exames de diagnóstico em radiologia e medicina nuclear, bem como em radioterapias de tumores. Além disso, a preocupação com os efeitos de exposições humanas às radiações ionizantes, principalmente após os acidentes nucleares de Chernobyl e Fukushima, e reforçada nos dias de hoje pela atual crise humanitária internacional, reforça a importância de melhor compreender as consequência para o meio ambiente e para a saúde humana do uso em potencial de bombas sujas, dispositivos nucleares ou mesmo da possibilidade de novos acidentes nucleares em decorrência do conflito. Por meio da biologia experimental, que nos permite investigar o dano biológico das radiações ionizantes em linhagens celulares de plantas e de humanos, podemos desenvolver ferramentas de análise de biomarcadores de exposição, que sejam de análise fácil e rápida em casos de triagem, bem como propor novas terapias das vítimas. O desenvolvimento de radioprotetores, por exemplo, já vem sendo de grande interesse na exploração espacial, em que há uma prolongada exposição aos raios cósmicos. Saber lidar com as exposições humanas e ambientais às radiações ionizantes, é um compromisso que devemos assumir para com a nossa própria sobrevivência e para com a preservação de outras espécies e do meio ambiente.
Coordenadora: Silvia Velasques
RESUMO: O objetivo da apresentação é mostrar aos participantes uma visão diferente da tradicionalmente discutida na academia, a missão é compartilhar um pouco da experiência que obtive durante o período em que tive a honra de ser orientado e parceiro do saudoso Professor Sérgio Mascarenhas. Mascarenhas deixou seu DNA na cidade de São Carlos, sabidamente referência nacional na habilidade de transformar conquistas científicas em produtos para a sociedade. O Professor sempre motivou os seus alunos a atravessar a torre de marfim, como chamava o ambiente universitário, dizendo que a ciência só atinge seu objetivo quando impacta a sociedade. A apresentação mostrará a jornada de 16 anos que tive o privilégio de percorrer ao lado de Mascarenhas, iniciando com uma ideia, testes iniciais, primeiros resultados, validação e a dificuldade da primeira publicação, desafio da propriedade intelectual e redação da primeira patente, busca por fomento público, abertura de uma startup, busca por investimento e abertura da empresa para novos sócios, aprovação de órgãos regulatórios (ANVISA e FDA), elaboração de um plano de negócios, entrada no mercado e o grande desafio da adoção de uma nova tecnologia no mercado médico. O objetivo da palestra será alcançado se uma semente for plantada na cabeça de cada participante, com a mensagem de que é possível inovar e transformar realidades. Que todos possam imaginar a felicidade de experimentar a sensação de ter seus resultados impactando vidas e ajudando a mudar realidades.
DIA 07/08/2022 – Aula 2: Introdução à Teoria do Caos e “Memória” em Sequências Genéticas
Prof. Isvânia Maria Serafim da Silva Lopes
DIA 08/08/22 Aula 3; Convertendo Sequências Genéticas em Caminhadas Aleatórias
Prof. Jonas Sérgio de Oliveira Filho
Keep up to date with our events.
SBBN – Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares
Zip Code: 05508-000
SBBN official headquarters: Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, ICB III – Cidade Universitária, Universidade de São Paulo
São Paulo – SP