Esqueci minha senha

“Observatório das Eleições 2018” da SBPC

As propostas de candidatos para a Presidência da República e cerca de 1650 candidatos ao Legislativo, com relação a políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e inovação estão disponíveis no “Observatório das Eleições 2018”, criado pela SBPC.

Para os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados, foi encaminhado o documento “Compromissos para candidatos ao Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”. Esses candidatos são convidados a manifestar seu compromisso com as proposições gerais da SBPC pelo endereço eleicoes2018@sbpcnet.org.br. Ao concordar com as propostas que constam do documento, o candidato se compromete a atuar, durante seu mandato, em prol destes pontos no Congresso Nacional, caso seja eleito. No site do Observatório das Eleições 2018, um mapa indica os estados cujos candidatos já responderam à SBPC, e, ao clicar nas unidades federativas, é possível conferir a lista com os nomes e números deles, organizados em ordem alfabética, sem menção a partidos.

Para candidatos à Presidência da República, o Observatório divulga as manifestações sobre propostas da comunidade científica relacionadas aos temas Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação Básica; Educação Superior e Pós-Graduação; Democratização da Comunicação; e Direitos Humanos, contidas no documento “Compromissos em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”.

O site também tem uma sessão para divulgar os debates que a SBPC vem realizando com os presidenciáveis. Eles tiveram início em julho, durante a sua 70ª Reunião Anual, e seguem pelo período eleitoral. A SBPC esclarece que os cinco primeiros candidatos presidenciáveis com maior intenção de votos nas pesquisas foram convidados para o debate e todos os 13 candidatos receberam um documento com as propostas da comunidade científica e a solicitação de enviarem seus posicionamentos sobre os pontos fundamentais de CT&I e educação, que serão amplamente divulgados, não apenas no Observatório, mas em todos os meios de comunicação da entidade.

Ainda sobre os presidenciáveis, o site disponibiliza ao público uma análise dos planos de governos protocolados por cada um deles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica, a SBPC analisa o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação.

Confira o “Observatório das Eleições 2018” da SBPC aqui.

Lista dos 24 candidatos (eleitos ou reeleitos) que se comprometeram com as propostas para CT&I e educação da SBPC.

SENADOR: Humberto Costa (PE); Izalci (DF); Mara Gabrilli (SP)

DEPUTADO FEDERAL: Sâmia Bomfim (SP); General Peternelli (SP); Ivan Valente (SP); Luiza Erundina (SP); Orlando Silva (SP); Tabata Amaral (SP); Alessandro Molon (RJ); Chico D’Angelo (RJ); Glauber Braga (RJ); Jandira Feghali (RJ); Marcelo Freixo (RJ); Alice Portugal (BA); Lídice da Mata (BA); Paulão (AL); João Campos (PE); Renildo Calheiros (PE); Natália Bonavides (RN); André Figueiredo (CE)

DEPUTADO ESTADUAL OU DISTRITAL: Dani Monteiro (RJ); Fábio Félix (DF); Luciane Carminatti (SC)