Esqueci minha senha

Ensino Básico na FeSBE (SBFis e SBBN) – 2/9/2018

Mapa não está disponível

Data / Hora
02/09/2018
13:00 - 17:00

Categorias Não Categorias


Local: Centro de Convenções de Campos do Jordão, Av. Macedo Soares, 499, Bairro Capivari, Campos do Jordão, SP.
Coordenadores: Silvia Maria Velasques de Oliveira (SBBN) e Camilo Lellis-Santos (SBFis)
Objetivo: O Encontro tem como objetivo trocar experiências com professores de 9ª. Série do ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre metodologias para Ensino de Ciências que buscam desenvolver a capacidade investigativa dos estudantes. Para contextualizar, serão realizadas duas oficinas com o tema Fisiologia Humana.
Certificados de participação (CH 4 h): fornecidos para professores que assinarem a lista de presença.

PROGRAMA

13h:00-13h:30 25 anos da FESBE JOVEM: contribuições para a divulgação científica
Walter Zin (UFRJ)
Durante suas reuniões regionais e anuais, a FESBE tem oferecido um espaço para estudantes do Ensino Médio. Palestras com cientistas e apresentação de painéis, que são avaliados e premiados, podem despertar o interesse pela Ciência dos estudantes convidados. O acompanhamento da vida acadêmica e profissional desses estudantes demonstrou que significativo impacto pode ter sido proporcionado.

13h:30- 14h:10 Pesquisa, ensino, sala de aula e formação de professores: relações possíveis e necessárias
Deise Miranda Vianna (UFRJ e FIOCRUZ)
Serão feitas relações entre a construção do conhecimento científico e a construção do conhecimento escolar científico. Para tanto, serão discutidas as necessidades básicas na formação de professores das diferentes ciências e como podem transformar a sala de aula (teórica e/ou experimental) em um ambiente de investigação, proporcionando a alfabetização científica de seus alunos para o exercício da cidadania. Serão abordados referenciais de alfabetização científica, atividades investigativas e enfoque de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com apresentação de alguns exemplos relacionados ao nosso cotidiano e produzidos pelo Grupo de Pesquisa PROENFIS.

14:10- 14:50 h – Oficina 1: Mobile learning: aula teórica e prática através do seu smartphone
Camilo Lellis-Santos (UNESP)
Os smartphones são aparelhos que fazem parte da rotina da sociedade contemporânea. Embora ainda haja algumas limitações socioeconômicas, professores e alunos do ensino básico estão em contato direto com tais aparelhos. Na tentativa de vincular o uso de aparelhos móveis de telefonia aos processos de ensino-aprendizagem surgiram diversas estratégias didáticas caracterizadas como mobile learning (aprendizagem móvel). Nesta oficina, pretendemos discutir algumas estratégias didáticas que utilizam os smartphones como ferramentas didáticas, tais como a flipped-classroom (sala de aula invertida) e peer-instruction (instrução entre pares), além de aprender como os aplicativos de smartphones podem ser utilizados no ensino de Ciências da Natureza para realização de aulas práticas.

14:50 h – 15:30 h Oficina 2: Ensino de ciências com jogos educacionais
Coordenador: Luís Henrique Montrezor
Instrutores: Kelly Cristina Gavião Luchi, Lais Tono Cardozo e Luís Henrique Montrezor
Esta oficina apresenta jogos educacionais utilizados em cursos de graduação em Odontologia e Medicina, para auxiliar os alunos na compreensão em temas de Fisiologia, promover a aprendizagem colaborativa e tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Apresentaremos jogos educacionais de baixo custo, e que podem ser adaptados para o ensino médio. Como o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas escolas pode ser facilitada se materiais forem disponibilizados e os professores das escolas puderem contar com a colaboração de professores e alunos das universidades com experiência nesta área. Apresentaremos, também, jogos desenvolvidos por L.T. Cardozo para o ensino dos temas Cadeia e teia alimentar, e por L.T. Cardozo e F.K. Marcondes, para ensino do tema relações ecológicas. A proposta é discutir como estes jogos foram desenvolvidos, a partir de dificuldades dos alunos, disponibilizá-los aos professores do ensino médio e formar uma rede de colaboração para compartilhamento de experiências sobre estratégias ativas de ensino aprendizagem.

15h:30- 16h:30 Discussão com os professores (perguntas por escrito dirigidas à mesa)
16h:30-17h:00 Recomendações, encerramento e entrega de certificados