Esqueci minha senha

71ª Reunião Anual da SBPC, 21-27/07/2019, UFMS, Campo Grande

Mapa não está disponível

Data / Hora
21/07/2019 - 27/07/2019
All Day

Localização
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Categorias


A 71ª Reunião Anual da SBPC será realizada no período de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, MS, tendo como tema central Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social.

A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. Para quem submeter trabalho para apresentação na forma de pôster, frequentar minicurso ou ainda obter o material do evento, serão cobradas taxas cuja informação está disponível nas Normas de Inscrição:
http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/inscricao-e-envio-de-resumo/

LINK PROGRAMAÇÃO COMPLETA: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/wp-content/uploads/2019/04/programa71RA.pdf

ATIVIDADES DA A SBBN:

MESA REDONDA: IMPACTO DAS TECNOLOGIAS COM RADIOISÓTOPOS PARA PESQUISAS EM ONCOLOGIA E NEUROCIÊNCIAS

Resumo: A necessidade de personalizar diagnósticos e tratamentos para os diferentes tipos de câncer e para as enfermidades degenerativas do encéfalo requerem o desenvolvimento de pesquisas com sondas radiomarcadas especificadas para cada finalidade. Equipamentos como cíclotrons disponíveis em várias capitais do país e próximos de universidades públicas podem produzir radioisótopos de meia-vida curta, como 18F e 11C. O reator multipropósito brasileiro (RMB), localizado em São Paulo, poderá fornecer radioisótopos, com características físicas e químicas distintas dos produtos de cíclotrons. Todavia, para fornecer radiofármacos destinados à Medicina Individualizada, também são necessárias novas moléculas. Laboratórios de bioquímica e farmacologia em universidades e instituições de pesquisas estão perdendo oportunidades importantes para inovação. Serão apresentadas estratégias tecnológicas que poderão ter impacto direto no combate a essas enfermidades e economia de divisas para o país.
Moderador e palestrante: Silvia Maria Velasques de Oliveira (SBBN)
Palestrantes:
Marcelo Henrique Mamede Lewer (UFMG)
Fabio Luiz Navarro Marques (USP)

CURSO APLICAÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR NA SAÚDE
2h de aula por dia, durante 4 dias, total CH 8h (das 08h às 10h de 22 a 25/07)
Coordenadora e Professora: Silvia Maria Velasques de Oliveira

Ementa: A Física Nuclear estuda os fenômenos que possibilitam o uso da energia nuclear. Serão apresentadas aplicações de radioisótopos produzidos em aceleradores ou reatores dedicados, por exemplo, para diagnóstico, terapia, agricultura e meio ambiente. Serão descritas as características básicas do núcleo atômico e de suas transformações, os principais radioisótopos produzidos no país e tipos de detectores de radiação que permitem identificar a exposição às radiações ionizantes e equipamentos/técnicas para aquisição de imagens. Serão propostas algumas questões para debate, visando fixar conceitos básicos e interpretar como o assunto é divulgado pela mídia. A ementa do minicurso segue os capítulos do livro eletrônico de mesmo titulo de autoria da professora, o qual foi editado e publicado em 2017 no site da SBPC.
1ª aula: NOÇÕES SOBRE O NÚCLEO ATÔMICO
2ª aula: PRODUÇÃO E DETECÇÃO DE RADIAÇÃO IONIZANTE
3ª aula: USOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE NA SAÚDE
4ª aula: MITOS E VERDADES SOBRE A RADIOATIVIDADE