Esqueci minha senha

70a. REUNIÃO ANUAL DA SBPC, UFAL, Maceió, AL – 22-28/07/2018

Carregando mapa ....

Data / Hora
22/07/2018 - 28/07/2018
All Day

Localização
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Categorias Não Categorias


A SBPC realizará sua Reunião Anual na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, AL, de 22 a 28 de julho de 2018, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”. Na semana anterior, ocorrerá a SBPC Educação, no campus de Arapiraca da UFAL, com atividades voltadas para a atualização de professores do ensino fundamental, médio e técnico.

A programação científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica), SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura) e SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas). 

A participação no evento é livre e gratuita, a inscrição é necessária para submeter trabalho para apresentação na forma de pôster, frequentar minicurso, obter o certificado de participação e o material do evento.

A SBPC não aceita propostas de atividades encaminhadas individualmente por pessoas, grupos ou instituições. Os interessados deverão submeter propostas por meio das Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC de sua área de atuação, as quais serão responsáveis pelo custeio de passagens e hospedagens dos palestrantes das atividades que propuserem e que forem aprovadas pela Comissão Científica.

A SBBN apresentou duas propostas de atividades, as quais foram aprovadas:

1) Conferência “RADIOBIOLOGIA E RADIOSSENSIBILIZADORES: A CIÊNCIA PARA UMA RADIOTERAPIA MAIS EFICIÊNTE E SEGURA” 

Dia a ser definido, horário das 10h30 às 12h

Conferencista: Divanizia do Nascimento Souza (UFS)

Resumo: A resposta do paciente à Radioterapia segue um padrão característico, determinado pela radiosensibilidade da região de interesse, qualidade da radiação emitida e padrão temporal de desenvolvimento de lesão e reparação. Os radiossensibilizadores são materiais, incluindo-se nanomateriais, que podem aumentar a probabilidade de morte de células tumorais, sem efeitos significativos nos tecidos normais adjacentes. Serão apresentados resultados mais recentes dos avanços científicos da Radiobiologia com aplicação direta em Radioterapia.

2) Minicurso “COMO MEDIR GENOTOXICIDADE A AGENTES MUTAGÊNICOS NO MEIO AMBIENTE E NO TRABALHO”

Dias 23 a 26/07,  das 08h às 10h (carga horária total de 8h)

Professores: Thiago de Salazar e Fernandes (UFPE) e MARIANA BRAYNER CAVALCANTI (UFPE) 

Resumo: Alterações na molécula de DNA podem comprometer a integridade do código genético e da hereditariedade. Medir o grau de dano à molécula é fundamental para a percepção de riscos de exposições humanas aos diversos agentes físicos e/ou químicos com ação mutagênica no meio ambiente ou no trabalho. Serão mostrados os principais testes para a identificação de danos ao DNA em diferentes tipos celulares para avaliar radiossensibilidade ou carcinogenicidade.

Acompanhe: http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/atividades/programacao-cientifica/