Esqueci minha senha

Comemorações dos 70 anos da SBPC, Dia da Ciência e Dia do Pesquisador

Em 8 de julho celebramos o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001), o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008) e o aniversário de 70 anos da SBPC. Atividades aconteceram em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).

As perspectivas para a ciência e a tecnologia do País foram discutidas no dia 12 de julho na Comissão Geral “Marcha para a Ciência – Debate sobre o presente e o futuro do setor de CT&I no Brasil”, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O debate foi proposto pela SBPC e encaminhado pelo deputado Celso Pansera. Falaram na sessão 12 deputados de diversos partidos e cerca de 20 representantes de instituições e entidades científicas – como ABC, Consecti, Confap, Andifes, Confies, Abruem, ANPG, Fortec, Fiocruz e Embrapa, entre outros -, além de representantes de agências do governo ligadas ao setor de ciência e tecnologia, como Capes, CNPq, Finep e MCTIC.

A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser acessada no link:
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/arquivos/videoArquivo?codSessao=74314

Após a Comissão Geral, que durou cerca de quatro horas, foi feito o lançamento da “Mostra SBPC 70 anos: Ciência Educação Hoje Ontem Amanhã”, no Espaço da Taquigrafia, na Câmara. A exibição traz uma linha do tempo com os momentos mais emblemáticos da história da SBPC. O patrono da exposição é o deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), parlamentar atuante em prol da CT&I e pesquisador da Fiocruz.

Fonte: SBPC