Forgot my password

Annals of SBBN

Anais da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares
ISSN 2525-4634 para a publicação online

Publicação anual da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) para divulgação de resumos e artigos completos apresentados em congressos nacionais e em eventos científicos regionais promovidos pela SBBN.
Expediente:
Coordenação:
Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN)
Presidente:
Silvia Maria Velasques de Oliveira
Diretor de Ensino, Eventos e Divulgação Científica:
Priscilla Brunelli Pujatti

Correspondências: Caixa Postal 34131 CEP 22460-970; Contato: publicacoes@sbbn.org.br

Apresentação

A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares disponibiliza sem custos a publicação Anais da SBBN para divulgação de resumos de congressos realizados em 2014 e 2015 e, a partir de 2016, de artigos completos apresentados em eventos científicos promovidos pela SBBN ou por entidades às quais a SBBN é associada. O corpo editorial é composto por membros titulares e membros correspondentes da SBBN. Cientistas nacionais e estrangeiros de destaque nas áreas de atuação da SBBN podem ser convidados pelos editores para publicar artigos de revisão, preferencialmente em temas abordados em suas conferências apresentadas em Congressos da SBBN, tomando como parâmetros a excelência e atualidade da pesquisa.

Anais da SBBN tem natureza multidisciplinar e apresenta resultados originais de pesquisas científicas e tecnológicas em Saúde e Meio Ambiente, destacando Radiobiologia, Biodosimetria, Radioquímica, Radiofarmácia, Radioproteção, Biofotônica, Fotobiologia e Fontes de vibrações e ondas mecânicas. Trabalhos sobre instrumentação para testes “in vitro” e “in vivo”, biossegurança e reprodutibilidade em ensaios pré-clínicos, simulações de materiais biológicos e interações nucleares, legislação nacional e internacional em experimentação animal e ensaios clínicos são incentivados.

Equipe Editorial

Editor Geral
Silvia Maria Velasques de Oliveira (Instituto de Radioproteção e Dosimetria)
Editor Administrativo
Luciene das Graças Mota (Universidade Federal de Minas Gerais)
Editor de Submissão
Liliane de Freitas Bauermann (Universidade Federal de Santa Maria)
Editor de Publicação
Priscilla Brunelli Pujatti (Instituto Nacional do Câncer, MS)

Editores Seccionais

Biodosimetria: Ademir de Jesus Amaral (Departamento de Engenharia Nuclear, Universidade Federal de Pernambuco)

Biofotônica e fototerapia: Martha Simões Ribeiro (Centro de Lasers e Aplicações, IPEN/CNEN/SP)

Biossegurança e ensaios pré-clínicos: Nanci Nascimento (Centro de Biotecnologia, IPEN/CNEN/SP)

Imagens moleculares e ensaios clínicos: Marcelo Mamede (Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais)

Instrumentação nuclear e dosimetria: Divanizia do Nascimento Souza (Instituto de Física, Universidade Federal de Sergipe)

Radiobiologia: Claudia Lage (Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Radiobiologia (esterilização/alimentos/insetos): Anna Lucia Casanas Haasis Villavicencio (Centro de Tecnologia das Radiações, IPEN/CNEN/SP)

Radiobiologia (imunologia/fármacos): Antero Silva Ribeiro de Andrade (Laboratório de Radiobiologia, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear-CDTN/CNEN)

Radiofarmácia: Valbert Nascimento Cardoso (Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais)

Radioquímica: João Alberto Osso-Junior (Nuclear Sciences Department, International Atomic Energy Agency, Austria)

Vibrações mecânicas em Saúde: Mario Bernardo-Filho (Instituto de Biologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Normas para submissão

São aceitos artigos em Português ou Inglês. Manuscritos condicionados à reestruturação poderão ser reavaliados pelos revisores.

O autor principal deve encaminhar à SBBN carta de submissão acompanhando o artigo completo, com os seguintes requisitos:

1) Indicação da área do conhecimento, de acordo com a lista a seguir, de subárea de preenchimento livre e 3 palavras-chave.
– Ciências Biológicas
– Ciências da Saúde
– Multidisciplinar

2) Sugestões de 3 avaliadores (nome completo, email, instituição em que trabalha e link para CV Lattes). Esses possíveis avaliadores devem ser pesquisadores de reconhecida competência no tema do trabalho e que não tenham participado do desenvolvimento do mesmo. Não devem ser indicados avaliadores da mesma instituição de origem de qualquer um dos autores da submissão, para evitar conflito de interesses. Membros da equipe editorial dos Anais da SBBN não deverão ser indicados para a revisão.

3) Autorização com assinatura dos co-autores para publicação do manuscrito, indicando a função específica de cada autor no desenvolvimento do trabalho. Demais participantes podem ser mencionados em “agradecimentos” e não necessitam assinar a carta de submissão.

4) Para pesquisas com humanos ou animais, anexar carta de aprovação do Comitê de Ética conforme aplicável, ou incluir na carta de submissão a justificativa para a ausência da autorização do comitê de ética.

Normas para resubmissão de manuscritos

Manuscritos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão sumariamente rejeitados e não serão avaliados tecnicamente. Manuscritos que não atendam às instruções específicas para redação também não serão avaliados. Manuscritos recusados sumariamente poderão ser re-submetidos após reestruturação, como novo trabalho, iniciando outro processo de submissão. Um mesmo manuscrito não será avaliado mais de duas vezes.

Declaração de Direito Autoral
Para publicar nos Anais da SBBN, os autores devem concordar com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais da SBBN (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados para a publicação dos Anais da SBBN, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Instruções para::

RESUMO

• O resumo deve conter título, seguido pelos nomes dos autores, identificação do Departamento, Instituição e Estado onde o trabalho foi realizado. Demais participantes podem ser mencionados em “agradecimentos”. Para garantir que o nome seja citado de maneira uniforme, o autor deve padronizar seu nome e sobrenome em todos os resumos submetidos em que for autor ou co-autor.
• O resumo deverá conter número máximo de 3500 caracteres (incluindo os espaços) com introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões.
• Quando os experimentos que compõem o resumo envolverem animais ou seres humanos deve, obrigatoriamente, código da aprovação (protocolo/ processo/ número) em comitê de ética em experimentação animal ou humana, devendo ser anexado documento digitalizado da aprovação do Comitê de Ética Experimental da Instituição.
• As citações de referências bibliográficas devem ser mantidas em um número mínimo e, caso necessário, mencionar: nome do periódico abreviado, volume, página inicial, ano (e.g.: Brain Res. 472:24,1992).
• O texto do resumo deve ter o formato em conformidade com o modelo abaixo:
Título: MODELO DE RESUMO A SER APRESENTADO.
1Yoshioka, W.M.*, 2Martins, J.R.A., 1Departamento de Execução, Instituição, 2Departamento de Empreendimentos, Instituição, São Paulo/SP.
Introdução: Apresentar os fundamentos para o desenvolvimento do estudo. Caso sejam feitas citações bibliográficas siga o exemplo: Proc. Natl. Acad. Sci. USA 82; 2049, 1986.
Objetivos: Devem ser relacionados os objetivos para execução do trabalho.
Métodos: deverá conter informações relevantes para o trabalho, como idade e gênero no caso de experimentos com humanos e espécie, idade, peso e gênero no caso do uso de animais de laboratório. Número da aprovação do presente projeto (protocolo/processo) no comitê de ética em experimentação animal ou humana. Não esquecer de mencionar o tamanho da amostra. Esta seção deve conter um breve resumo dos métodos utilizados, incluindo análise estatística.

Resultados: Não esquecer de adicionar valores (numéricos média ± desvio padrão, erro padrão, número de amostras efetivamente estudadas, porcentagem do controle, etc…) com respectivas unidades de medida.

Conclusão: O Resumo deve ser finalizado com uma conclusão, que deve estar necessariamente embasada nos resultados apresentados.
Apoio Financeiro: Deve ser mencionado na última linha.

Instruções para::

ARTIGOS COMPLETOS

Os trabalhos elaborados por especialistas nacionais e estrangeiros devem ser apresentados somente em língua inglesa, ser originais e inéditos e destinar-se, exclusivamente, aos Anais da SBBN
Forma de apresentação de manuscritos:

• Cabeçalho: constituído por: Título do trabalho, que deve ser breve e indicativo da exata finalidade do trabalho; Autor(es) por extenso, indicando a(s) instituição(ões) a(s) qual(is) pertence(m) mediante números. O autor para correspondência deve ser identificado com asterisco, fornecendo o endereço completo, incluindo o eletrônico. Estas informações devem constar na margem esquerda do texto e logo após a filiação.
• Resumo: deve apresentar a condensação do conteúdo, expondo metodologia, resultados e conclusões, não excedendo 200 palavras.
Unitermos (palavras-chave): devem representar o conteúdo do artigo, evitando-se os de natureza genérica. Observar o limite máximo de 6(seis) unitermos.
Resumo em português: deve ser apresentado junto ao resumo em inglês e ser antecedido do título do artigo em português. O conteúdo deve e acompanhar o resumo em inglês.
Unitermos em português: devem acompanhar os unitermos em inglês e estar abaixo do Resumo.
Introdução: deve estabelecer com clareza o objetivo do trabalho e sua relação com outros trabalhos no mesmo campo. Extensas revisões de literatura devem ser substituídas por referências aos trabalhos bibliográficos mais recentes, nos quais tais revisões tenham sido apresentadas.
Material e Métodos: a descrição dos métodos usados deve ser breve, porém suficientemente clara para possibilitar a perfeita compreensão e repetição do trabalho. Processos e Técnicas já publicados, a menos que tenham sido extensamente modificados, devem ser apenas referidos por citação. Estudos em humanos e em animais devem, obrigatoriamente, fazer referência à aprovação do Comitê de Ética correspondente.
Resultados e Discussão: deverão ser apresentados de forma concisa e em ordem lógica. Tabelas ou figuras, quando possível, devem substituir o texto, na apresentação dos dados. Sempre que pertinente, fornecer as faixas, desvios padrão e indicar as significâncias das diferenças entre os valores numéricos obtidos. A discussão deve se restringir ao significado dos dados obtidos e resultados alcançados, procurando, sempre que possível, relacionar sua significância em relação a trabalhos anteriores da área. Especulações que não encontram justificativa para os dados obtidos devem ser evitadas. É facultativa a apresentação desses itens em separado.
Conclusões: quando pertinentes, devem ser fundamentadas no texto.
Agradecimentos: devem constar de parágrafo à parte, antecedendo as referências bibliográficas, e ser compatíveis com as exigências de cortesia e divulgação.
Referências bibliográficas: devem ser organizadas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR-6023, ordenadas alfabeticamente no fim do artigo incluindo os nomes de todos os autores. A exatidão das referências bibliográficas é de responsabilidade dos autores. Para exemplos, consultar o site www.bcq.usp.br.
Apresentação dos originais: Os trabalhos devem ser apresentados em lauda padrão (de 30 a 36 linhas com espaço 1,5), utilizando o programa Word for Windows. Os trabalhos, acompanhados de carta de encaminhamento assinada por todos os autores, devem ser enviados, apenas por via eletrônica.
Informações Adicionais:
Citação bibliográfica: As citações bibliográficas devem ser apresentadas no texto pelo(s) nome(s) do(s) autor(es), com apenas a inicial em maiúsculo, seguidas do ano de publicação. No caso de haver mais de três autores, citar o primeiro e acrescentar a expressão et al. Caso haja mais de uma citação com mesmos autores e mesmo ano de publicação, diferencia-las com letras minúsculas junto ao ano.
Ilustrações: As ilustrações (gráficos, tabelas, fórmulas químicas, equações, mapas, figuras, fotografias) devem ser incluídas no texto, o mais próximo possível das respectivas citações. Mapas, figuras e fotografias devem ser, também, apresentados em arquivos separados e digitalizadas em formato TIF ou JPG com resolução de 300 dpi. As tabelas devem ser numeradas consecutivamente em algarismos romanos e as figuras em algarismos arábicos, seguidos do título. As palavras TABELA e FIGURA devem aparecer em maiúsculas apenas no título ou na legenda, respectivamente. Legendas e títulos devem acompanhá-las nos arquivos separados, assim como no texto.
Nomenclatura: pesos, medidas, nomes de plantas, animais e substâncias químicas devem estar de acordo com as regras internacionais de nomenclatura. A grafia dos nomes de fármacos deve seguir, no caso de artigos nacionais, as Denominações Comuns Brasileiras (DCB) em vigor, podendo ser mencionados uma vez (entre parênteses, com inicial maiúscula) os registrados.

SBBNews – Nº 06 | Ano 2017

SBBNews – Nº 05 | Ano 2016

SBBNews – Nº 04 | Ano 2016

SBBNews – Nº 03 | Ano 2016

SBBNews – Nº 02 | Ano 2016

SBBNews – Nº 01 | Ano 2016